A maioria de nós sente compaixão quando um amigo próximo está em sofrimento. Como seria receber a mesma atenção gentil de você quando você mais precisa?
Tudo o que é necessário é uma mudança de atenção – reconhecendo que, como ser humano, você também merece cuidado. A autocompaixão envolve a capacidade de nos confortar, e motivar-nos com encorajamento quando sofremos, falhamos ou temos a sensação de inadequação. A autocompaixão é uma habilidade que também pode ser aprendida quando nos conectamos com a nossa compaixão inata para os outros.
Pesquisas recentes demonstram que a autocompaixão está fortemente associada ao bem-estar emocional, lidar com desafios da vida, menores níveis de ansiedade e depressão, hábitos saudáveis, como dieta e exercício, e relacionamentos pessoais mais satisfatórios.
Felizmente, a autocompaixão pode ser aprendida por qualquer um, mesmo por aqueles de nós que não aprenderam essas habilidades quando éramos crianças.
Este programa é designado para pessoas do público em geral. A experiência de meditação não é necessária para participar do MSC. São todos bem-vindos!
As atividades do programa incluem conversas curtas, exercícios experienciais, meditação, discussão em grupo e práticas informais. O MSC é uma oportunidade para explorar como normalmente respondemos quando surgem dificuldades em nossas vidas e para aprender ferramentas que nos ajudam a cultivar maior gentileza e cuidado conosco.
O programa MSC é terapêutico, mas não é terapia. A ênfase do programa é aumentar os recursos emocionais para enfrentar desafios emocionais, antigos e novos. O MSC também não é principalmente um tipo de treinamento de atenção plena; O MSC é um treinamento de compaixão baseado na atenção, no qual a qualidade de gentileza é enfatizada mais do que a própria consciência.
Em um estudo randomizado e controlado, o MSC aumentou significativamente a autocompaixão, a compaixão pelos outros, a atenção plena e a satisfação com a vida, além de diminuição da depressão, ansiedade e estresse. As melhorias estavam ligadas ao quanto uma pessoa praticava em suas vidas diárias.
Quando?
Em quatro domingos, nos dias 06/08, 20/08, 03/09, 17/09, das 10h às 18h.
Obs: teremos também um retiro no último sábado, no dia 16/09, das 15h às 19h.
Onde?
Em Porto Alegre, na Psiquê (R. Felicissimo de Azevedo, 1362).
Quem vai oferecer?
Para se inscrever, você pode enviar um e-mail para autocompaixao@gmail.com